Notícias : Rádio Nazareno


NOTÍCIAS/ARTIGOS

Secretário da Fifa vistoria Arena pela última vez antes da Copa em Cuiabá

CUIABÁ - MT

Jerôme Valcke, Ronaldo Fenômeno e equipe visitam estádio nesta quarta.
Arena é uma das 40 obras da Copa que ainda faltam ser concluídas.

Pela quarta e última vez antes da Copa do Mundo, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deve visitar a obra da Arena Pantanal, em Cuiabá, nesta quarta-feira (23), faltando 50 dias para o mundial de futebol. Ele deverá vir acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do jogador Ronaldo Fenômeno, e dos membros do Comitê Organizador Local (COL). O estádio que irá sediar os jogos, no entanto, só deverá ser inaugurada em meados do mês que vem.

Pela agenda, a primeira visita do secretário-geral da Fifa será Escola Municipal Maria Ambrósio, no Bairro Jardim Imperial, na capital. Os alunos da unidade participam do projeto FIFA Football for Health, o 'Futebol pela Saúde'. Eles prepararam mensagens sobre prevenção de doenças para uma apresentação que deve durar pouco mais de uma hora. Depois disso, a comitiva seguirá para a Arena Pantanal.

A data de inauguração da Arena, que já sediou no mês passado uma partida entre Santos e Mixto Esporte Clube, já foi adiada seis vezes. Primeiro, o governo de Mato Grosso anunciou que seria em dezembro de 2012, depois em outubro do ano passado. No entanto, sem a conclusão da obra, a data de entrega foi alterada para fevereiro deste ano e depois para o mês seguinte. Pela penúltima vez, anunciou que seria este mês, mas, como as cadeiras estavam todas instaladas, a inauguração foi marcada para o mês que vem. O dia ainda está sendo definido.

Na última visita feita a Cuiabá, em janeiro deste ano, Valcke cobrou agilidade no andamento das obras e exigiu que os brasileiros cumprissem o compromisso que fizeram em 2007 quando o país se candidatou para sediar o mundial.

A maioria das obras que visam preparar Cuiabá para o mundial ainda não foram concluídas. De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), das 56 obras, 40 ainda faltam ser entregues em um mês e meio, incluindo a Arena Pantanal e o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na região metropolitana da capital, que passa por obras de reforma e ampliação. Todas as obras da Copa apresentam atrasos, mas conforme o governo apenas o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não deverá ficar pronto até junho, para atender a demanda da Copa. Durante os dias dos jogos, a capital deverá receber cerca de 120 mil turistas.

Pelo contrato firmado com o Consórcio VLT, o metrô de superfície deveria ser entregue no início do mês passado, o que não ocorreu. A previsão é que só fique pronto em dezembro e comece a operar apenas em 2015.

A conclusão de que o VLT não estaria pronto até a Copa foi recente, já que, apesar do atraso da obra, o governo garantiu à princípio que pelo menos o primeiro eixo, ligando o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, ao CPA, em Cuiabá, estaria em pleno funcionamento até o mundial. A declaração foi dada pelo governador Silval Barbosa (PMDB) em outubro do ano passado e, no início deste ano, a previsão foi alterada.

A expectativa passou a ser a entrega de parte desse primeiro eixo, entre o aeroporto e a região do Porto, na capital. Neste ano, o governo fez nova previsão, dizendo que na Copa o VLT estaria em fase de teste.

23/ABRIL/2014

Fonte: Do G1 MT



CUIABÁ - MT: Mais Notícias/Artigos

COMPARTILHE!



PUBLICIDADE

FACEBOOK



Rádio Nazareno 

- A Emissora do povo de Deus

Acessos: 5.851.839

Quarta, 18 de Outubro de 2017