Notícias : Rádio Nazareno


NOTÍCIAS/ARTIGOS

Levantamento aponta 27 casos de gripe H1N1 este ano em Mato Grosso

MATO GROSSO

Notificações foram confirmadas em Cuiabá, Várzea Grande e Colíder.
No último ano, 11 pessoas morreram vítimas da doença no estado.

Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Ses) aponta que somente este ano Mato Grosso registrou 27 casos suspeitos de gripe A/H1N1, sendo que cinco deles foram confirmados. Os registros da doença ocorreram em CuiabáVárzea Grande, região metropolitana da capital, e em Colíder, entre 1º de janeiro a 1º de abril.  Até o momento, segundo a secretaria, nenhum caso de morte por conta da doença foi registrado.

Em 2013 foram registrados 190 casos da gripe A/H1N1 em todo o estado. Deste total, 15 foram de Influenza A, 15 de influenza B, oito notificações de influenza H3N2 e nove por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Além disso, dois casos ficaram inconclusivos, 116 notificações foram descartadas. Onze pessoas morreram vítimas da doença.

De acordo com a secretaria, medidas simples de higiene pessoal podem prevenir a contaminação pela gripe. Entre elas estão: lavar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendado que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies, usem lenço de papel descartável e protejam a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

 

Já as pessoas doentes, a recomendação é para não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença, que é de até sete dias após o início dos sintomas. Além disso, deve-se evitar aglomerações e ambientes fechados. O ambiente doméstico deve ser arejado e receber luz solar. A ingestão abundante de líquidos também ajuda na cura, conforme a secretaria.

 

02/ABRIL/2014

Fonte: G1 MT



MATO GROSSO: Mais Notícias/Artigos

COMPARTILHE!



PUBLICIDADE

FACEBOOK



Rádio Nazareno 

- A Emissora do povo de Deus

Acessos: 5.702.579

Quarta, 16 de Agosto de 2017